Ingredientes:
- 2 litros de água
- 1 cebola grande com a casca (a casca ajuda na coloração do caldo)
- 4 dentes de alho com a casca
- 1 cenoura grande com a casca
- 2 talos de salsão
- Talos de alho porró, salsa, pontas de abobrinha e outros legumes, talos de couve, brocoli, couve flor e os legumes que tiver disponíveis.
- 1 bouquet garni feito com folha de alho porró, louro, alecrim, tomilho, etc. Podem ser também essas ervas secas, 1 colher de sobremesa de cada.
Preparo:
Em uma panela grande coloque todos os vegetais e as ervas devidamente higienizados e cubra com água já fervente, após começar a borbulhar deixe em fogo médio para baixo cozendo por 1 hora.
Passado o tempo, coe o caldo, deixe esfriar e coloque em vidros.
Dica: você pode ir guardando as pontas e cascas de vegetais em um pote ou saco no congelador. Por exemplo, você tirou a tampinha da cebola, ao invés de colocar no lixo guarde em um saco no congelador, também vale para cascas e pontinha de cenoura, ponta de abobrinhas, bases de aspargos, talos de couve, brócolis, salsa, salsão, alho porró, isso tudo pode ser guardado para fazer caldo de legumes, o que vai enriquecer ainda mais o seu caldo e ainda não vai haver desperdício de alimento.
Outra dica é de congelamento do caldo, coloque em potes esterilizados deixando um espaço de 2 dedos da boca do pote, feche, etiquete e armazene no freezer por até 3 meses.
Na geladeira ele dura até 5 dias.
Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão
Para dicas do dia a dia, alimentação saudável, organização e otimização de tempo e receitas me siga também no Instagram
https://www.instagram.com/cozinhacultura/