Oi meu nome é Vanessa e venho aqui contar um pouquinho da minha história pra vocês .
Sou uma brasileira apaixonada por gastronomia e cultura tanto que escolhi esse nome para o meu projeto 🙂. Nasci numa cidade do interior de São Paulo chamada Mogi Guaçu, a paixão espontânea pela cozinha chegou cedo por volta de 7 anos que é quando me recordo das primeiras experiências, lembro quando fiz meu primeiro prato de fato, não recordo bem a idade mas talvez uns 4 anos pra frente (me lembro que foi um bife com cerveja preta pro dia dos Pais, ficou meio ruim, mas todos incentivaram falando que estava bom, 😂). Como morávamos no interior e com uma proximidade a Minas Gerais absorvemos muito da cultura desse estado também, meus Pais tiveram uma criação mais da “roça” como diziamos, então cresci comendo todo tipo de maravilhas do interior que ela preparava, rabada, tutu de feijão, caxi, pamonha, dobradinha, língua de vaca, cambuquira, etc. Saía com minha mãe pra “caçar” broto de bambu, taioba no meio do mato, flor de abóbora pra fazer empanada, hoje em dia sei que esse tipo de alimento são Pancs (plantas alimentícias não convencionais) mas na época nós não tínhamos idéia de termos, era o que foi passado de geração pra geração. Não me lembro nunca de minha mãe ter me impedido de fazer nada na cozinha, pegava meu banquinho e ia pra pia e pro fogão tentar fazer, até porque sou teimosa de natureza 😜.
Numa época que não existia internet minha grande paixão era gravar os programas de culinária da época (Maravilhosa cozinha da Ofélia, Note e anote com a Ana Maria braga na Record ainda, lembro quando a Palmirinha começou indo fazer receitas com a Ana Maria na Record,etc…) nas fitas VHS e depois ver e rever e ir pausando pra escrever nos meus cadernos de receitas que tenho até hoje. Minha brincadeira de criança era sempre ser dona de restaurante e “obrigava” todos meus amigos comer as comidinhas , ahh e tinha também meu programa de culinária que era a cópia da Ofélia que foi uma cozinheira maravilhosa, eu ficava no muro da minha casa e apresentava meu programa pras minhas amigas vizinhas verem, hoje lembrando me pego rindo sozinha, 🤭. Comprava todas revistas de culinária das bancas de jornais, livros e tudo que pudesse pra estudar e aprender tudo sobre gastronomia, via documentários e tudo que pudesse, com isso a paixão e interesse só iam aumentando, saber como os pratos eram preparados, a história de cada um, a cultura do País de origem de cada receita era um deleite para mim.
O tempo foi passando e cada vez mais eu aprendendo com os muitos erros e os acertos também, até que chegou a maravilha da internet, ai um mundo novo se abriu, além das milhões de receitas eu podia pesquisar tudo sobre os Países, os povos e tudo sem sair da minha casa. Na adolescência e vida adulta meus programas de diversão sempre incluíam comida como é normal e cultural das pessoas, mas eu sempre dava um jeito de incluir algo pra que eu pudesse cozinhar para o pessoal, muitas reuniões na casa de amigos, de primos e sempre preparando pratos pra compartilhar com todos e mostrar também coisas novas e sabores diferentes as pessoas. E em maio de 2009 encontro meu grande amigo, amor e incentivador que hoje é meu marido, Rodrigo, nos conhecemos através dos eventos de moto onde ele era o baixista de uma banda de rock da região em que eu era tiete assumida🙌 , e iniciamos nossa história linda juntos. Durante todos esses anos juntos sempre o incentivei a me ajudar na cozinha e pegar “gosto pela coisa”, e ele ama também viajar e conhecer lugares e a cultura gastronômica dos locais. E por essas coisas da vida decidimos por intermédio e suporte de um casal de amigos tentar a vida fora do País e conhecer o mundo, afinal o que melhor pra uma cozinheira e um amante de música e viagens do que poder conhecer e viver um pouco de cada cultura na pele?
Finalmente chega a entrada nas redes sociais e a perca da vergonha de ensinar, que é o que mais amo fazer, sempre me incentivaram e disseram pra eu investir nisso, então comecei aos poucos pelos stories do Instagram até pegar mais intimidade e começar a aparecer mais passando das receitas nos stories para gravações pra colocar no feed. Na pandemia surgiu uma outra concretização de sonho através do Rodrigo, que deu um super apoio financeiro e encorajamento pra tirar o sonho do papel que foi o canal do YouTube onde permaneço divulgando as receitas e compartilhando conhecimento. Através desse projeto pretendo passar todo conhecimento possível e mostrar todas as maravilhas do mundo através de meus olhos. Espero que se apaixonem assim como eu.
E é com grande prazer que apresento pra vocês meu projeto
“Cozinha é cultura” 💙💙💙💙