Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de grão de bico seco (ou 5 xícaras de grão de bico já cozido)
- ½ xícara (chá) de pimentões coloridos em cubinhos
- ½ xícara (chá) de cebola picadinha
- 3 dentes de alho grandes amassados
- Azeite, sal, pimenta, orégano e tomilho desidratados para temperar
- ½ xícara (chá) de polvilho doce
Preparo
Deixe o grão de bico de molho por no mínimo 8 horas, escorra e lave bem e leve a uma panela de pressão e cubra com água já fervente até passar 3 dedos de altura, feche a panela e quando começar a chiar conte 15 minutos, retire a pressão e escorra reservando 1 xícara de chá da água do cozimento.
Se for usar grão de bico cozido em conserva, escorra em uma peneira e lave bem para retirar o excesso de sódio do enlatado.
Numa panela grande coloque por volta de 3 colheres de sopa de azeite e aqueça, junte a cebola e deixe refogar, assim que tiver quase dourando junte o alho e refogue também, assim que ambos estiverem levemente dourados junte o grão de bico cozido e os temperos à gosto, mexa bem, desligue e deixe amornar.
No processador bata o grão de bico temperado até triturar os grãos no tamanho que gostem, eu prefiro mais com pedaços mas tem pessoas que preferem como uma pasta, ai fica a critério de cada um, coloque o grão batido numa bacia.
Passe os cubinhos de pimentão por água já fervente por 1 minuto e escorra e passe por agua corrente para esfriar e parar o cozimento ( se o seu pimentão estiver congelado então não é necessário, só corte em cubinhos) e junte ao grão batido, amasse bem com as mãos para sentir a massa, se os grãos tiverem absorvido pouca água então será necessário acrescentar um pouco daquela água do cozimento reservada. Nessa hora também se quiser adicionar alguma semente ao seu gosto é só colocar, ex: chia, cânhamo, gergelim, papoula, sementes de girassol, etc.
Após amassado bem a massa prove o tempero e se necessário acerte, junte o polvilho e amasse bem para formar uma massa homogênea mais com humidade, se notar que está seca acrescente a água do cozimento ou água normal filtrada. Na minha receita eu acrescentei 4 colheres pois meu grão de bico estava bem enxuto.
Agora modele os burgers no peso que desejar e pode já levar direto ao forno para assar numa forma forrada com papel vegetal ou grelhar numa frigideira anti aderente com um fio de azeite.
Dica: para congelar os burgers forre uma forma com plástico filme e modele os burgers por cima e leve ao freezer até ficarem bem duros, retire e coloque em sacos de congelamento e armazene no freezer por até 2 meses.
Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão 🙂
Para ver o vídeo da receita passo a passo, para dicas, curiosidades do dia a dia e receitas me siga também no Instagram 🙂
https://www.instagram.com/cozinhacultura/