Ingredientes:
- 2kg de rabo de vaca com menos gordura possível
- ½ litro de cerveja preta ( pode ser Guinnes ou qualquer Stout, pode também ser caracu ou malzbier)
- 2 cebolas médias picadas
- 4 dentes de alho picados
- ¼ colher (chá) de pimenta calabresa
- 1 kg de mandioca em pedaços
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de alecrim picadinho
- 1 xícara (chá) de cebolinha picada
- 1 lata de tomate pelado ou 4 tomates sem pele
Preparo
Numa panela de pressão grande coloque um fio de óleo e aqueça bem, coloque os pedaços do rabo no fundo da panela e deixe dourar bem toda a carne, após tudo bem dourado junte o alho e a cebola para dourar, polvilhe a pimenta, junte o alecrim picado e as folhas de louro.
Após tudo bem dourado e refogado junte a cerveja e a lata de tomates, não se preocupe em picar pois vai desmanchar no cozimento, junte a colher de sopa de sal e depois se necessário acerte, então cubra com água fervente até passar um dedo da altura da carne dentro da panela, feche a panela e deixe em fogo médio para baixo, assim que começar a chiar conte 40 minutos. Abra a panela e confira se está macia, caso não esteja volte mais por 10 em 10 minutos até estar no ponto que deseja.
Enquanto o rabo está cozinhando, encha uma panela com água fervente e cozinhe as mandiocas até ficarem macias, retire e reserve, lembrando de retirar um fio que tem no meio da mandioca pois é muito duro e nada agradável de se encontrar no prato pronto.
Após o rabo cozido, na panela no fogo baixo coloque os pedaços de mandioca cozida no caldo e mexa delicadamente pra não quebrar as mandiocas, ferva uns 5 minutos e prove o sal e se necessário acerte.
Após ferver os cinco minutos retire uma concha do caldo colocando numa cumbuca com alguns pedaços de mandioca e amasse bem com o garfo e volte dentro da panela, esse procedimento vai ajudar a deixar o caldo da rabada bem grosso e suculento.
Deixe apurar mais uns 10 minutos, desligue, junte a cebolinha picada mexa delicadamente e sirva com arroz branco.
Dica: você pode fazer esse prato também com costela bovina.
Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão 🙂
Para ver o vídeo da receita passo a passo, para dicas, curiosidades do dia a dia e receitas me siga também no Instagram 😉
https://www.instagram.com/cozinhacultura/