Você sabia que em Portugal e alguns outros Países, além dos tradicionais ovos de Páscoa as pessoas se presenteiam com amêndoas confeitadas?
Um dos significados das amêndoas durante a Páscoa é o mesmo dos ovos da Páscoa, ícone de fecundidade e renovação, remontando a tradições vindas de diversos pontos do país e do mundo que significam nascimento e vida, logo estando relacionado à Ressurreição de Jesus.
Em Portugal uma das tradições da Páscoa é a troca de amêndoas confeitadas entre padrinhos e afilhados de batismo. Mas hoje não só mais nesses casos são trocadas as amêndoas, hoje nas mesas de almoço de Páscoa sempre se fazem presentes as amêndoas e toda família e amigos fazem a troca das mesmas.
As amêndoas doces já faziam parte das tradições da Roma Antiga onde eram usadas como iguarias nas comemorações de casamentos e nascimentos. Para esses festejos as amêndoas tinham a cobertura de mel. Conta-se nos registros históricos que as amêndoas foram os doces servidos em 1501 no banquete do casamento de Lucrécia Bórgia e Alfonso I d’Este. Esse hábito acabou se difundindo por toda a Itália entre os séculos XVIII e XIX.
Até à Idade Média o hábito era comer as amêndoas cobertas com mel. Entretanto com a chegada da cana de açúcar na Europa trazida pelos Portugueses os mesmos desenvolveram as amêndoas cobertas com açúcar. Um farmacêutico da região de Lorraine, inventou a técnica da amêndoa açucarada (dragée), ele estava procurando com isso um método para facilitar a conservação e o transporte das amêndoas.
Hoje em dia existem variados tipos de coberturas das amêndoas o que torna essa iguaria ainda mais apreciada por todos.
E ai gostou de saber essa curiosidade?
Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão 😊
Para mais dicas e receitas me siga também no Instagram
https://www.instagram.com/cozinhacultura/
Incrivel como cullinária e cultura estão interligados. A tradição permanece com a adição de novas ideias acompanhando a evolução da sociedade.
Exatamente isso. Maravilhoso né 😊