Queijo Serra da Estrela - História do Queijo Serra da Estrela
História de pratos e produtos pelo mundo

História do Queijo Serra da Estrela

O queijo Serra da Estrela DOP (denominação de origem protegida) é obtido a partir de leite cru de ovelha, da raça Bordaleira da Serra da Estrela ou Churra Mondegueira. É um queijo curado, que pode ser de massa semi-mole amanteigada e cor branca amarelada (Queijo Serra da Estrela) ou, massa semi-dura a extra-dura de cor laranja acastanhada (Queijo Serra da Estrela Velho, sendo este o menos famoso).

O Queijo Serra da Estrela  é o mais antigo de todos os queijos portugueses, tendo reconhecimento mundial pelas suas características que aguçam os sentidos humanos.

Foi introduzido em Portugal pelo povo Romano já durante a Idade Média.

Em 1287, o Rei Dom Diniz criou a primeira queijaria no concelho de Celorico da Beira, na região da Serra da Estrela.

Este queijo representava uma nutritiva e duradoura fonte alimentar, sendo por isso utilizado pelos grandes exploradores durante as suas viagens.

Em 1885 chega às cidades de Lisboa e Porto, aumentando a sua fama.

Esta iguaria é fruto de um processo que vai muito além de técnica. A maioria das queijarias é familiar, o que dá um toque ainda mais especial a esse queijo. As técnicas vão passando de geração em geração formando uma tradição secular.

Toda a produção e seleção dos produtos para a fabricação do queijo é muito criteriosa e passa por toda uma inspeção para garantir a qualidade e genuídade desse queijo tão especial com o selo DOP (denominação de origem protegida). Terminado o processo e levada para a salga, o queijo é colocado no local onde irá permanecer durante pelo menos trinta dias, para a sua maturação e encascamento para o queijo de massa semi-mole e um período maior para os de massa dura.

Até o seu soro não se perde, ele é usado para fazer um delicioso requeijão.

Um acompanhamento perfeito e muito tradicional para o queijo Serra da Estrela é uma fatia de marmelada também muito popular em Portugal e uma taça do maravilhoso vinho do Porto, uma fatia de broa também cai muito bem com esse queijo tão único.

 

 

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão 1f642 - História do Queijo Serra da Estrela

Para dicas do dia a dia, alimentação saudável, organização e otimização de tempo e receitas me siga também no Instagram 1f609 - História do Queijo Serra da Estrela 

https://www.instagram.com/cozinhacultura/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram