O Cassoulet está entre os pratos mais populares da cozinha francesa, e tornou-se uma refeição tradicional no sul da França. Basicamente, é um cozido preparado com feijão branco e carnes como linguiça, chouriço, porco, ganso, pato, coelho, perdiz ou cordeiro.
Para nós brasileiros podemos considerar o cassoulet a “feijoada” dos franceses, três cidades, disputam a origem e o título de melhor prato desde a sua origem, que são Castelnaudary, Carcassonne e Toulouse.
Uma das histórias sobre o nascimento do cassoulet conta que em Castelnaudary, que se situa na região de Languedoc-Roussillon, no sudeste da França, foi cercada durante a Guerra dos Cem Anos pelos ingleses e ficou semanas sem abastecimentos. Então para não passarem fome a população fazia ensopados com tudo que houvesse a disposição: feijões brancos (típicos da agricultura local), porcos, aves, legumes… Assim nasceu um dos pratos mais tradicionais da França.
O nome do cassoulet vem da palavra cassole, que se refere ao pote de barro em que se é cozido tradicionalmente.
O cozido feito na cassole de barro conquistou a França, e tornou-se um dos pratos típicos mais famosos do país.
Hoje é possível encontrar muitas variações de cassoulet conforme o local onde é feito, e é claro por cada cozinheiro que se aventure a fazer na França ou fora dela.
O cassoulet está na história da gastronomia francesa pelo menos desde a Idade Média. A receita consta no Le Viandier, primeiro livro de cozinha impresso na França, ou seja, além de ser um prato com muita riqueza de sabor tem muita riqueza de história.
Clique no link abaixo para ver a minha receita do Cassoulet 😘
https://cozinhaecultura.com/cassoulet/
Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão 😊
Para mais dicas e receitas me siga também no Instagram
https://www.instagram.com/cozinhacultura/