Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) somente dos grãos de feijão fradinho cozido al dente;
- 2 xícaras (chá) de arroz cozido com a água reservada do feijão;
- 1 xícara (chá) de queijo coalho em cubos grelhado; (fora do Brasil pode-se usar um queijo grego chamado Halloumi)
- 1 xícara (chá) de carne seca cozida e desfiada grosseiramente;
- 1 xícara (chá) de calabresa em cubos; (fora do Brasil use linguiças defumadas que irão parecer com a nossa calabresa ou geralmente as linguiças vendidas em mercados de produtos do Leste Europeu, ou mercado de produtos latinos)
- 1 xícara (chá) de bacon em cubos;
- 1 cebola picada;
- 3 dentes de alho amassados;
- Sal e pimenta calabresa à gosto;
- 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa, manteiga Ghee ou azeite para finalizar;
- Coentro ou salsinha a gosto para finalizar.
Preparo
No dia anterior coloque o feijão de molho em água até cobrir e passar uns 2 dedos, 1 xícara de chá não tão cheia vão render mais ou menos as 2 xícaras dele cozido. Faça o mesmo com a carne seca e vá trocando a água algumas vezes e deixando em geladeira, cerca de 400g de carne seca crua vão render a xícara pedida da receita.
No dia seguinte escorra o feijão e lave bem, coloque em panela de pressão e cubra com água já fervente passando cerca de 2 dedos de altura dos feijões, assim que a panela começar a chiar conte cerca de 8 minutos e confira o ponto, se já estiver al dente está bom, caso não esteja coloque mais uns minutos e vá conferindo, o cozimento pode ser feito também na panela comum, então só ir conferindo conforme seu gosto. Assim que os feijões estiverem no ponto, escorra em uma peneira e reserve o caldo do cozimento do feijão.
Escorra a água da carne seca e leve a panela de pressão cobrindo com água já fervente e deixe cozer por uns 10 minutos destampada, escorra a água e cubra novamente com uma água fervente nova, então tampe a panela e quando começar a chiar conte cerca de 20 minutos e confira se já está macia, caso não esteja só colocar mais uns minutos até atingir o ponto desejado. Escorra, desfie grosseiramente e reserve.
Em uma frigideira anti aderente com um fio de azeite grelhe os cubos de queijo coalho e reserve.
Nessa mesma frigideira sem acrescentar nenhum tipo de gordura coloque o bacon e a calabresa para fritar, assim que tiver bem dourado e tiver soltado bastante óleo, escorra em uma peneira de aço separando o óleo da carne, esse óleo retirado descarte corretamente, jamais jogue no ralo da pia. Na carne que está na peneira jogue água fervente para retirar o restante do óleo que está envolto na carne e reserve.
Agora refogue o arroz com cebola e um fio da gordura que desejar, salgue a gosto e use a água do cozimento do feijão para fazer, caso necessário acrescente um pouco mais de água normal e reserve o arroz cozido.
Agora vamos para o prato em si, numa panela grande ou uma wok coloque um fio de azeite e junte a cebola, doure um pouco e junte o alho amassado, doure e junte o feijão, mexa bem e coloque um pouco de água fervente, cerca de 1 xícara de café para soltar o fundo da panela e juntar o sabor da cebola e do alho, junte a carne seca, o bacon e calabresa e tempere com pimenta e sal, prove e então acrescente o arroz reservado, mexa bem e junte o queijo coalho, desligue o fogo e junte a manteiga de garrafa e o coentro, mexa bem e sirva imediatamente.
Eu gosto muito desse prato acompanhado de banana frita empanada, não sei se usa esse tipo de acompanhamento com esse prato, mas desde que fiz a primeira vez a muitos anos sempre penso na banana, então pra mim já virou acompanhamento primordial, haha.
Dica: no meu passo a passo salvo da receita no Instagram mostro todas as dicas de substituições para quem não mora no Brasil
Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão
Para ver o vídeo da receita passo a passo, para dicas, curiosidades do dia a dia e receitas me siga também no Instagram