Ingredientes:
- 1kg de barriga de porco, ou pernil em cubos
- 500 de costelinhas de porco
- 400g de bacon em cubos
- 2 linguiças calabresas em rodelas
- 2 cenouras grandes em rodelas
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola grande picada
- 2 folhas de louro
- 1 ½ xícara (chá) de cheiro verde picado
- 3 tomates grandes sem pele picados
- 1kg de feijão branco já cozido (deixe 500g de feijão de molho por no mínimo 8 horas, lave bem e coloque em panela de pressão com água já fervendo e cozinhe por 10 minutos depois que começar a chiar, desligue o fogo abra e reserve, ou pode-se usar feijão em lata)
Preparo
Coloque as cenouras em uma panela e cubra com água fervente e cozinhe por 5 minutos e reserve.
Junte essa cenoura com a água do cozimento ao feijão que já está cozido em uma panela grande (pode ser a própria panela de pressão se for grande) e reserve.
Começaremos a preparar as carnes, em uma panela de fundo grosso coloque o bacon, sem gordura alguma e deixe fritar para liberar bastante a gordura da própria carne, com uma escumadeira retire o bacon da panela escorrendo bem e passe para um escorredor de macarrão ou peneira que seja de inox, jogue agua fervente nessa carne para retirar o restante de gordura que está envolta na carne, e vá colocando na panela do feijão que estará em fogo bem baixo.
Então na mesma panela que fritou o bacon faça esse processo com todas as outras carnes, isso ajuda que sua preparação não fique tão gordurosa e evita que vc coma gordura desnecessária. Jamais jogue a gordura que sair das carnes dentro da pia, no final após a gordura fria coloque a gordura em uma garrafa pet para fazer o descarte correto.
Após juntar todas as carnes ao feijão em fogo baixo, vamos preparar o tempero, na mesma panela em que foram fritas as carnes, retire a gordura e nesse “fundo” da panela que tem muito sabor, junte a cebola para dourar e o alho, após refogados junte o tomate, acrescente o louro, mexa bem pra soltar esse fundo e junte a preparação. Após acrescentar o refogado com o tomate misture bem e acrescente mais um pouco de água fervente, por volta de 200ml.
Aumente o fogo e deixe ferver por uns 10 minutos, tempere com um pouco de sal e pimenta.
Após os 10 minutos prove o tempero e se necessário coloque mais, caso esteja ácido por causa do tomate pode colocar uma pitada de açúcar, e deixe ferver por mais 15 minutos em fogo médio.
Passado esse tempo o cassoulet vai estar bem apurado e com o caldo grosso, então desligue o fogo e junte o cheiro verde. Mexa bem e sirva.
Pode servir somente ele, ou com arroz branco e couve refogada, dando uma abrasileirada 😂
Clique no link abaixo para ver a história do Cassoulet 😉
https://cozinhaecultura.com/a-historia-do-cassoulet/
Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão 🙂
Para ver o vídeo da receita passo a passo, para dicas, curiosidades do dia a dia e receitas me siga também no Instagram 😉