Ginja de Obidos - História da Ginja de Óbidos
História de pratos e produtos pelo mundo

História da Ginja de Óbidos

Quando estivemos na encantadora cidade de Óbidos-PT compramos essa Ginja e aproveitamos para conhecer a história dessa bebida deliciosa.

Primeiramente. O que é Ginja?

É o fruto das Ginjeiras, um fruto parecido no aspecto com uma cereja, mas não é uma cereja tradicional, é uma cereja selvagem tão linda quanto, mas de sabor agridoce, não sendo tão apreciada para o consumo in natura.

O processo de produção começa nos ginjais da região, onde o fruto é colhido na fase certa de maturação. Após um processo de maceração que dura no mínimo um ano, é extraído o licor decorrente do processo sem recorrer a corantes ou conservantes artificiais.

Óbidos tem graças ao seu particular microclima, as melhores ginjas silvestres da Europa. E foi por esta razão que lá ficou tão famoso o licor de Ginja, a Ginjinha de Óbidos.

O  licor  tem sabor bem pronunciado, e extremamente perfumado. Tem cor  vermelho bem escuro, e existindo em 2 versões, o licor simples e o licor com os frutos dentro da garrafa.

Fala-se que  a origem deste licor em Portugal se deu por influências de franceses que trouxeram a receita em meados do século XVII,  e foi sendo reproduzida nos conventos  como muitas das receitas da gastronomia de Portugal, conta-se que um frade começou a produção inspirado por ver as grandes quantidades de ginjas da região. Ele passou a receita adiante e o licor começou ser produzidos por muitas famílias de Óbidos e hoje também é produzido em várias outras regiões.

É muito tradicional também ser servido em pequenos copinhos de chocolate.

E você já provou a Ginja? Me conta nos comentários o que achou?

 

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão 1f60a - História da Ginja de Óbidos

Para mais dicas e receitas me siga também no Instagram

https://www.instagram.com/cozinhacultura/

2 comentários

  1. A vossa historia não está correcta. O licor de ginja já era produzido em França no sec xvi com o nome de Liqueur de Griottes e é trazido para Portugal, anos mais tarde, pela aculturação do francesismo no sec xvii… os “TRADICIONAIS” copos de chocolate, foi uma criação feita no Festival do Chocolate de Óbidos, em 2005.

    1. Obrigada pelo apontamento Henrique, como toda receita muito tradicional e popular tem várias versões e possíveis origens e com certeza pode ter tido a inspiração francesa. Vou adicionar essa informação a história. Muito obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram