DSC 0714 - Gnocchi de batata
Salgadas

Gnocchi de batata

Ingredientes:

  • 600g de batata Asterix ou Baraka
  • 240g de farinha branca para dar ponto
  • 40g de manteiga
  • 1 ovo pequeno
  • ½ xícara (chá) de parmesão ralado
  • Sal e noz moscada à gosto

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180graus embrulhe cada batata em papel alumínio e leve ao forno até ficar bem macia (assar as batatas vai fazer toda a diferença para que seu gnocchi fique leve).

Após assadas e ainda quentes descasque as batatas e passe pelo espremedor deixando bem lisinha, leve a geladeira para esfriar bem, é essencial esfriar a batata para que não absorva mais farinha do que o necessário.

Após bem fria a batata tempere com sal e a noz moscada (caso nunca tenha colocado noz moscada aconselho fortemente ela traz um sabor muito especial), junte o ovo, a manteiga e o queijo, misture pra incorporar bem, e após junte metade da farinha e de trigo e misture sem sovar muito, pois quanto mais se sova a massa mais as batatas pedem farinha podendo resultar em um gnocchi pesado.

Eu sempre faço assim: coloco metade da farinha e incorporo, então tiro porções de massa e a cada porção eu acrescento um pouco de farinha incorporo e faço os rolinhos. Após todos rolinhos feitos da mesma espessura, corte os gnochhis no tamanho desejado procurando seguir um padrão para que cozinhem todos no mesmo tempo.

Pode ser que não use toda a farinha se vc usar uma batata bem sequinha, o meu sempre sobra cerca de uns 50g, mas se a batata estiver com mais humidade talvez tenha que usar tudo, essa média de 240g é o máximo para essa quantidade de batatas para que seu gnocchi não fique pesado.

Enquanto tiver enrolando os gnocchis já coloque um panela grande com bastante água para ferver, salgue a água e NUNCA coloque óleo na água, pois o óleo cria uma película em volta do gnocchi dificultando a absorção do molho, isso também vale para qualquer massa que forem cozer.

Coloque os gnocchis aos poucos na água e com cuidado para não se queimar com a água fervente, e os deixe até que subam a superfície, retire com uma escumadeira e coloque em um escorredor. Se estiver fazendo a receita toda ou uma  grande quantidade  aconselho a cada retirada do gnocchi passar um pouquinho na água corrente para retirar o excesso de amido e vá reservando em uma vasilha para depois fazer a finalização.

Se estiver fazendo pouco escorra e já junte  em uma frigideira grande ou panela com um pouco de molho, mexa eles para envolver e junte um pouco da água do cozimento no molho, ela vai trazer cremosidade ao seu molho por causa do amido que está na água, isso também vale para qualquer massa que forem preparar, sempre reservem um pouco da água do cozimento, então pode empratar ou colocar na vasilha para servir e adicionar mais molho por cima.

Minha sugestão de molho é minha receita de molho de tomates assados, fica DIVINO, e é claro com quejo ralado por cima.

https://cozinhaecultura.com/?s=molho+de+tomates+assados

Dica: a indicação da batata Asterix ou Baraka é porque são as batatas que tem mais amido e menos humidade então são perfeitas para fazer gnocchi, purê e fritar.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão 🙂

Para ver o vídeo da receita passo a passo, para dicas, curiosidades do dia a dia e receitas me siga também no Instagram 😉 

https://www.instagram.com/cozinhacultura/

 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram