Almômdega de abobrinha - Almôndega vegana de abobrinha
Salgadas

Almôndega vegana de abobrinha

Ingredientes:

  • 1 abobrinha grande de 350g
  • Farinha de pão torrado (farinha de rosca) até dar liga
  • 1 “ovo” de chia (coloque em uma xícara de café 1 colher de sopa de chia com 3 colheres de sopa de água e deixe hidratar)
  • 1 cebola grande bem picadinha
  • 1 dente de alho amassado
  • Para temperar use sal a gosto, pimenta de sua preferência, gengibre em pó, manjericão seco e orégano à gosto

Preparo

Primeiramente prepara o “ovo” de chia e reserve. Rale a abobrinha em ralo grosso e coloque numa peneira e esprema bem ela pra retirar toda a água ou se desejar coloque num pano limpo e aperte bem para retirar o máximo de água.

Numa frigideira aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho, assim que dourar junte a abobrinha espremida e mexa bem, tempere ao seu gosto, lembrando de colocar o mínimo de sal para não errar e depois se necessário corrija. Refogue uns 3 minutos e desligue.

Numa tigela coloque a abobrinha refogada e então junte o “ovo” a princípio coloque meia xícara de chá de farinha de rosca e mexa bem, agora prove o tempero e se necessário acerte, se o ponto já der pra formar as bolinhas ótimo, se não junte mais farinha de rosca bem aos poucos para que não fique seca.

Então forme todas as bolinhas com a massa e leve em tabuleiro com papel manteiga e asse em forno 200graus por aproximadamente 20 minutos virando na metade do tempo até dourar levemente e está pronta.

Dica: pode ser servida com molho de tomates, mas não coloque dentro do molho e mexa pois elas podem desmanchar o ideal e cobri-las com o molho bem quente e servir. Pode ser servida com o molho e uma massa, ou polenta ou mesmo o arroz e feijão. Elas sem molho pode-se fazer sanduiches.

Podem ser congeladas cruas ou após assadas. 

 

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão 🙂

 

Para ver o vídeo da receita passo a passo, para dicas, curiosidades do dia a dia e receitas me siga também no Instagram 😉 

 

https://www.instagram.com/cozinhacultura/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram