Ingredientes:
- 1 xícara de (chá) de água morna
- 15g de fermento biológico fresco em cubo ou 5g de fermento biológico granulado seco
- 1 ½ colher (sopa) de açúcar
- ½ colher (sopa) de sal
- 3 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
Preparo:
Começaremos fazendo a esponja para ativar esse fermento. Numa bacia coloque o fermento e o açúcar e mexa bem, o fermento fresco vai desmanchar no açúcar e ficar líquido então junte a água (morna, nunca quente pois poderá matar seu fermento) e mexa. Caso esteja usando o fermento seco é só juntar o fermento o açúcar e a água. Fazemos esse processo para “acordar” o fermento pois ele se alimenta do açúcar e começa a crescer e desse modo também é uma certeza que seu fermento está bom para o uso.
Após juntar a água morna junte por volta de 4 colheres de farinha e mexa até formar uma massinha, cubra essa mistura com um pano e deixe descansar por 10 minutos para ativar esse fermento e ele começar a crescer. Passado os 10 minutos essa massinha vai dobrar de volume e ter bolhas e ficar semelhante a uma esponja.
Na esponja junte o óleo e o sal, e aos poucos vá colocando a farinha de trigo e mexendo com uma colher até não conseguir mais, então numa bancada limpa, jogue um pouco de farinha e despeje essa massa para então usar as mãos para sovar a massa.
Com delicadeza vá amassando a massa para incorporar a farinha, não é necessário força, não é necessário bater na massa e nem sovar horas até os braços doerem é somente até tudo ficar bem homogêneo. Também nunca coloque farinha até o ponto de estar muito seca e não grudar absolutamente nada. O ideal é a massa estar sem grudar nas mãos mas húmida o suficiente para estar “pegando” um pouquinho na bancada. No meu Instagram mostro no passo a passo esse detalhe.
Nessa hora pode-se saborizar com ingredientes como: orégano, manjericão, sementes de erva doce, canela, cúrcuma, sementes de papoula, sementes de cânhamo, sementes de abóbora etc…
Para os não veganos pode-se colocar pedaços de bacon frito, torresmo, cubinhos de presunto, salame, etc…
Coloque numa vasilha polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe crescer por mais 20 minutos.
Passado os 20 minutos, coloque a massa numa bancada enfarinhada, divida em 4 partes e modele os pães como desejar. Coloque os pães num tabuleiro forrado com papel manteiga e deixe crescer dentro do forno desligado até dobrar de volume isso vai depender do clima de onde estiver, geralmente por volta de 1 hora. Retire o tabuleiro do forno, ligue o forno em 180 graus e pré aqueça por 10 minutos, coloque os pães e asse até dourar.
Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão 🙂
Para ver o vídeo da receita passo a passo, para dicas, curiosidades do dia a dia e receitas me siga também no Instagram 🙂
Parece ser muito boa a receita vou tentar fazer, depois volto aqui comentar como ficou!!
😍😍