Ingredientes:
- 300g de pimenta fresca de sua preferência eu costumo usar a dedo de moça, mas pode ser malagueta, birdie eyes, chilli, jalapeño.
- 2 cebolas picadas em tiras pequenas
- 1 cabeça de alho cortada em fatias
- Vinagre branco o quanto baste
- Sal, orégano e sementes de mostarda à gosto
Preparo
Corte as pimentas ao meio no sentido do comprimento , retire o máximo de sementes que conseguir e corte em fatias finas usando luvas sempre, em todo o processo da conserva, a pimenta pode causar queimadura séria nas mãos, então use sempre luvas no processo.
Coloque as pimentas num escorredor de macarrão e lave bem não fique com o rosto muito em cima das pimentas e cuidado com os olhos, esse processo costuma causar um pouco de tosse, porque sobe bastante o cheiro da pimenta.
Deixe reservado a cebola e alho picados.
Numa panela com água fervendo coloque as pimentas e ferva por 3 minutos , escorra e lave bem as pimentas lembrando de não ficar com o rosto em cima das pimentas, repita esse processo mais uma vez e quando for escorrer pela segunda vez junte a cebola e alho e lave junto.
Pela terceira vez em água fervente, coloque as pimentas agora junto com a cebola e alho, e ferva mais 3 minutos, escorra e lave bem e deixe no escorredor, não precisa esperar esfriar para fazer a montagem.
Em vidros esterilizados coloque uma camada de pimentas com a cebola e o alho, polvilhe um pouco de sal, orégano e as sementes de mostarda e repita esse processo até completar o pote, coloque um dedo de água filtrada no pote e complete o restante com o vinagre branco até cobrir, feche bem o pote, mexa virando o pote de cabeça pra baixo algumas vezes e deixe apurar por pelo menos 3 dias antes de consumir.
Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão 🙂
Para ver o vídeo da receita passo a passo, para dicas, curiosidades do dia a dia e receitas me siga também no Instagram 😉
https://www.instagram.com/cozinhacultura/