Prato típico da culinária Italiana embora muitos digam que sua origem se deu no oriente médio e que se popularizou na Itália. Originalmente feito a base de um mingau com migalhas de pão e ovos, também passou a ser feito com semolina tempos depois com a chegada do milho na Europa, o uso da batata para fazer gnocchi começou no século XVI, sendo introduzida então em toda Europa e se tornou um dos tipos mais conhecidos até hoje mundialmente.
Segundo estudiosos da Gastronomia foi certamente o primeiro tipo de massa caseira – O espaguete, o capeletti, etc.. se deram após o surgimento do gnocchi. Suspeita-se que o gnocchi exista desde os antigos gregos e romanos.
Na Itália, chamaram-no primeiramente de macarrão. Na Idade Média, porém, já era conhecido com o nome atual que significa em italiano algo como pelota.
Servido com diversos tipos de molho, é um prato suculento e substancioso, podendo ser servido como prato principal ou com acompanhamentos.
Apesar de o gnocchi ser conhecido como um prato de origem Italiana, destaca-se a importância desse prato em outros países como a Argentina, Paraguai e Uruguai e também é claro o Brasil onde existe a maior comunidade Italiana do mundo fora da Itália.
Esses Países tem uma grande porcentagem de italianos imigrantes no Século XX que trouxeram as maravilhas da gastronomia italiana e suas lendas e superstições com eles, portanto é muito comum que restaurantes e famílias façam todo dia 29 o prato para que possa ser feito o ritual do gnocchi da sorte.
Conta a lenda que São Pantaleão, no dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, andava por um vilarejo da Itália. Faminto, escolheu uma casa, bateu a porta e pediu comida.
A família era simples e tinha pouca comida, mas apesar disso, não se importaram em dividir o seu gnocchi com o homem faminto, e assim repartiram seu gnocchi dando 7 “bolinhas” para cada um.
São Pantaleão comeu, agradeceu o gesto de caridade e foi embora. Quando a família foi recolher os pratos da mesa notaram que havia moedas em baixo de cada prato.
A noticia se espalhou e então se tornou popular que todo dia 29 de cada mês fosse feito o ritual de colocar dinheiro sob o prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade para atrair prosperidade financeira sendo conhecido como dia do gnocchi da sorte.
E ai! Gostaram de saber da história do delicioso Gnocchi?
Se ficou com vontade, clique no link abaixo e aprenda a fazer essa delícia
https://cozinhaecultura.com/gnocchi-de-batata/
Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão 🙂