Contents
Ingredientes:
Massa:
- 2 ½ xícaras (chá) de farinha de arroz
- 3 ovos
- ½ xícara (chá) de óleo vegetal de sua preferência
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 colher (sopa) de sal
Recheio:
- 500g de frango cozido e desfiado
- 2 dentes de alho
- 1 cebola grande
- Cheiro verde à gosto
- Páprika doce e açafrão da terra para dar cor ao frango (pode ser colorau também)
- ½ xícara (chá) de milho verde
- ½ xícara (chá) de ervilha fresca congelada
- Azeite para refogar
- Sal e pimenta à gosto
- Gergelim e orégano para polvilhar (opcional)
Preparo
Começamos pelo recheio. Numa panela aqueça um fio de azeite e coloque a cebola para dourar, após junte o alho, assim que dourar junte a páprica com o açafrão da terra á gosto mexa e em seguida junte o frango desfiado, abaixe o fogo e mexa bem para pegar a cor em todo o frango, tempere com o sal e a pimenta e pingue um pouquinho de água para ajudar a misturar melhor os temperos.
Desligue o fogo e junte o milho, a ervilha e o cheiro verde, prove os temperos e acerte se necessário, procure deixar o recheio mais úmido. Reserve e deixe esfriar.
Ligue o forno a 180graus para pré-aquecer, unte e enfarinhe com a farinha de arroz uma forma (eu usei uma redonda de 23cm).
Em um liquidificador coloque o leite, o óleo e os ovos quebrando um por um em separado, acrescente o amido de milho, o sal e a farinha de arroz, bata bem e junte o fermento e só pulse para misturar.
Despeje metade da massa na forma, cubra com o recheio frio e jogue o restante da massa por cima, polvilhe o orégano e o gergelim e leve ao forno 200 graus até assar por volta de 40 minutos, faça o teste colocando um palito na massa, se o mesmo sair seco está pronto.
Dica: A farinha de arroz infelizmente tende a deixar as preparações um pouco secas, então essa massa é um pouco quebradiça, se desejarem podem estar usando algum tipo de queijo em fatias ou queijo cremoso que não tenha glútem no recheio para ajudar um pouco nessa questão.
Pode ser feita também com outros tipos de farinha sem glútem, só ir testando e adaptando.
E é claro que podem adaptar o recheio com o que gostarem.
Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão 🙂
Para ver o vídeo da receita passo a passo, para dicas, curiosidades do dia a dia e receitas me siga também no Instagram 😉
https://www.instagram.com/cozinhacultura/
[…] https://cozinhaecultura.com/torta-de-frango-sem-glutem/ […]